O Centro de Formação e Orientação Pedagógica (CFOP), criado através da Deliberação N.º022/2002, de 12 de abril de 2002, do então, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da FURG e está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação.

O marco conceitual definidor da atuação do CFOP compreende a reformulação e a modernização curricular, o desenvolvimento de metodologias inovadoras no ensino de graduação da FURG e o desenvolvimento de educação continuada e de educação à distância.

São consideradas atividades características do CFOP:

  • -Realização de experimentos educacionais, visando o desenvolvimento de metodologias inovadoras;
  • -Elaboração de instrumentos pedagógicos;
  • -Elaboração de materiais didáticos;
  • -Incremento de atividades de práticas pedagógicas;
  • -Integração entre as diferentes áreas dos cursos de formação de professores, visando a uma prática convergente para o exercício da docência;
  • -Contribuição à mudança dos processos de avaliação discente e docente.

O CFOP se organizará em programas de ensino, pesquisa, extensão e experimentação pedagógica. Estes programas se implementarão através de projetos específicos que serão propostos por docentes da Instituição, individualmente ou em grupo e serão executados por docentes da Instituição ou convidados.

Atualmente no CFOP se desenvolvem dois programas para a qualificação dos cursos de licenciatura da Instituição e que tem financiamento da Capes, a saber:

- Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência.

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID.

A estrutura física do CFOP abriga o Laboratório de Ensino e Prática Docente – LEPD; duas salas de aulas com telas interativas; e salas de permanência de professores.

O Laboratório de Ensino e Prática Docente – LEPD é um local de integração entre acadêmicos e educadores para reflexão e produção do conhecimento, da prática docente e do estágio supervisionado na FURG. Dispõe de local para a experimentação de alternativas metodológicas e elaboração de material pedagógico com recursos disponibilizados pelo laboratório; para a produção de material pedagógico e discussão de novas metodologias de ensino; para a integração entre as diversas áreas do conhecimento; para a construção de oficinas pedagógicas; tem um ambiente com recursos de informática e internet; e realiza empréstimo de materiais didático-pedagógicos.

O Laboratório de Ensino e Prática Docente – LEPD

Coordenadora: Profa. Cristina Maria Loyola Zardo

Telefone: 53 3233 6616